Como Tornar a Escola Dominical Disfuncional e Irrelevante

Como Tornar a Escola Dominical Disfuncional e Irrelevante

Aspectos Que Debilitam a EBD

Nunca permita que os líderes da Igreja estejam cientes do valor da Escola Bíblica Dominical. Que toda a liderança da Igreja nunca conceba a ideia de que a EBD é um seminário bíblico na Igreja e para a Igreja. Que nunca percebam a amplitude da EBD: uma escola que alcança os crentes de todas as faixas etárias, de todas as classes sociais, de todos os níveis de formação educacional e cultural e em todos os níveis de progresso espiritual em Cristo, tudo isso através do ensino fiel e aplicado da Palavra.

 

Nunca permita que todos os crentes sejam convencidos da importância da Escola Dominical. Que jamais saibam da riqueza espiritual proporcionada no espaço educacional da Escola Dominical. Que não saibam como a EBD concede a oportunidade para descobrirem tesouros bíblicos riquíssimos, lições espirituais transformadoras, sólido preparo doutrinário e dinâmico amadurecimento na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo.

 

Nunca permita que o tempo da Escola Dominical seja preservado livre na dinâmica da programação da Igreja. Pelo contrário, sempre programe as atividades da Igreja de modo que afetem a frequência e o espaço do ensino da EBD. Que as atividades do final de semana sejam tantas que cansem os alunos para não estarem na EBD e que a EBD seja cancelada frequentemente.

 

Nunca permita que os professores da Escola Dominical sejam valorizados. Que sejam tratados como realizando uma tarefa “pro forma”, sem relevância, e que exista somente por força de tradição. Que nunca sejam considerados na programação anual, que jamais sejam valorizados com trabalhos de treinamento e capacitação, e que sejam mantidos no limbo do esquecimento.

 

Nunca permita que os professores da Escola Dominical sejam treinados e capacitados continuadamente. Que jamais reciclem sua visão pedagógica, que não aperfeiçoem sua prática didática, pois, assim, continuarão sendo professores que afastam os alunos e, mesmo aqueles que ousarem frequentar as aulas, saiam da EBD com a sensação de tempo perdido, sem instrução e sem edificação.

 

Nunca permita que professores preparados assumam salas de aulas, pois, do contrário, seus alunos seriam atraídos e mantidos assíduos, e, assim, a Escola Dominical não seria disfuncional e irrelevante. Que graça teria?!

 

Nunca permita que professores que vivem o que ensinam estejam à frente das salas de aula. Pelo contrário, conceda oportunidade aos professores cuja maneira de viver não coadune com o ensino bíblico. Que cristãos que não vivem o que ensinam possam estar à frente das salas de aula para que o ensino bíblico seja incongruente e inconsistente; o ensino será sem autoridade, sem credibilidade, sem aderência à vida.

 

Nunca permita que o espaço da Escola Bíblica Dominical seja planejado com finalidades pedagógicas. Ao invés disso, que haja improvisos para o desperdício de tempo, recursos e esforços; somente assim, serão inviabilizados tudo quanto poderia ser efetivamente investido no ensino e aprendizagem das verdades bíblicas e doutrinárias.

 

Nunca permita que a Escola Bíblica Dominical seja divulgada como a principal agência de ensino bíblico da Igreja local. Que não exista nenhum trabalho de promoção e divulgação da EBD com incentivo aos crentes para a matrícula e participação da Escola Dominical como um seminário bíblico feito pela Igreja para a Igreja.

 

Permita que os crentes sejam convencidos de que a Escola Bíblica Dominical é um trabalho esquecível, antiquado, que rouba tempo de diversão e lazer, sem contribuições vitais para a edificação espiritual.

 

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Pr. Isaque C Soeiro

https://ipeceducacaocrista.com.br

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