CHECKLIST "O QUE A BÍBLIA DIZ"
“A NATUREZA DA PALAVRA DE DEUS”
Checklist Num. 01
1ª REFERÊNCIA BÍBLICA:
Deuteronômio 4.5-8: “Eis que eu lhes tenho ensinado estatutos e juízos, como o Senhor, meu Deus, me ordenou, para que vocês os cumpram na terra que passarão a possuir. Portanto, guardem e cumpram essas leis, porque isto será a sabedoria e o entendimento de vocês aos olhos dos povos que, ouvindo todos esses estatutos, dirão: ‘De fato, este grande povo é gente sábia e inteligente.’ Pois que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o Senhor, nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? E que grande nação há que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje eu lhes proponho?” (NAA).
Breve Comentário Bíblico-Teológico:
Os israelitas são instados a considerar séria e solenemente a Palavra de Deus por causa de sua origem e natureza: “Estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje eu lhes proponho?” (v. 8). A Palavra de Deus tem em sua natureza o caráter do seu proclamador: o próprio Deus! A Palavra de Deus – sendo justiça e sabedoria divinas – comunica aos fiéis obedientes sua natureza: “Portanto, guardem e cumpram essas leis, porque isto será a sabedoria e o entendimento de vocês” (v. 6).
2ª REFERÊNCIA BÍBLICA:
Salmos 19.7-9: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos.” (NAA).
Breve Comentário Bíblico-Teológico:
Observe atentamente tudo o que é dito acerca da natureza da Palavra de Deus: perfeita, fiel, reta, pura, límpida, como luz clara, verdadeira e justa! Essas são qualidades inerentes à natureza constituinte de todas as Escrituras Sagradas e, por isso, são eficazmente poderosas para produzir resultados dignificantes e maravilhosos na vida dos fiéis, tais como: “restaura a alma” (v. 7), “dá sabedoria aos simples” (v. 7), “alegra o coração” (v. 8), “ilumina os olhos” (v. 8), “faz permanecer para sempre” (v. 9) e faz com que andem na verdade e na justiça (v. 9).
3ª REFERÊNCIA BÍBLICA:
João 6.63: “O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita. As palavras que eu lhes tenho falado são espírito e são vida.” (NAA).
Breve Comentário Bíblico-Teológico:
A Palavra de Deus é vida e fonte de vida eterna. No princípio, a Palavra de Deus foi o meio poderoso pelo qual todas as coisas foram criadas e vieram à existência (Hb 11.3). A Palavra de Deus carrega em si a vida geradora de vida! Ela contém o poder espiritual de Deus que recria para uma nova vida; assim, a Palavra de Deus concede uma nova ordem de vida e existência caracterizada pela plenitude de vida eterna em Jesus Cristo! O salvo pela fé em Cristo foi regenerado para uma nova vida pelo poder vivificador da Palavra de Deus (cf. Tg 1.18; 1 Pe 1.23-25).
4ª REFERÊNCIA BÍBLICA:
2 Timóteo 3.16-17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (NAA).
Breve Comentário Bíblico-Teológico:
Toda a Escritura Sagrada, sendo a perfeita e autêntica Palavra de Deus revelada em linguagem humana escrita (hebraico, grego e aramaico), foi transmitida pelo processo de divina inspiração, pelo qual o Espírito Santo de Deus atuou nos escritores sagrados, capacitando-os a receber e escrever a Palavra de Deus sem qualquer erro. Por isso, a Escritura Sagrada é útil e o meio pelo qual o Espírito Santo de Deus opera na vida daqueles que creem na Palavra de Deus: ensinando, repreendendo, corrigindo, admoestando, consolando, encorajando, fortalecendo, alegrando, edificando, proporcionando crescimento e amadurecimento espiritual, entre outras coisas.
5ª REFERÊNCIA BÍBLICA:
1 Tessalonicenses 2.13: “Temos mais uma razão para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, ao receberem a palavra que de nós ouviram, que é de Deus, vocês a acolheram não como palavra humana, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual está atuando eficazmente em vocês, os que creem” (NAA).
Breve Comentário Bíblico-Teológico:
As Escrituras Sagradas são qualificadas pela natureza de Deus, e Deus opera eficazmente através da Sua Palavra. Tudo o que a Palavra de Deus faz, Deus faz! Assim, as Escrituras do Antigo Testamento, fielmente expostas pelo apóstolo Paulo, foram recebidas como a Palavra de Deus e, por isso, atuava eficaz e poderosamente na vida dos crentes tessalonicenses. Isso inclui a salvação, o ensino, o treinamento, o aconselhamento, o reavivamento, a edificação, a orientação, entre outras operações. O poder de Deus em Sua Palavra age com multiformes operações na vida do crente.